Parcerias | Artista Plástico - Eduardo Feitosa


 

Diário do Grande ABC

Artista Plástico

Diário do Grande ABC (Cultura e Lazer – 11/01/04).

Internacional.
    O artista plástico de São Bernardo Eduardo Feitosa está cada vez mais popular nos Estados Unidos. Depois de expor obras no país no ano passado Feitosa retornará neste mês para apresentar a mostra Frutas do Brasil e outras cincos telas em estilo hiper-realista. As exposições serão nos dias 22 e 24 em Miami. Os planos para o Brasil incluem mostra individual no hotel paulistano Meliá, em maio, e aulas em seu ateliê que conta com 70 alunos. No segundo semestre, o artista voltará a Miami para expor na filial do restaurante carioca Porcão.

Diário do Grande ABC (Cultura e Lazer – 01/07/04).
COLORIDO

    As empresarias Eber Ferracioli de Assis e Ivone Pessoto brindam hoje na festa de inauguração de sua loja de moda feminina Organza, em São Bernardo. No coquetel, dezenas de convidados vão conferir a decoração assinada pela designer de interiores Márcia Feitosa, em tons de verde-claro e laranja. Na agenda de Márcia também esta a participação na 8ª Mostra Casa & Arte, em Santo André, na qual decorou a suíte do casal no apartamento. O ambiente tem como diferencial um painel com uma margarida gigante pintado na porta do guarda-roupa pelo Artista Plástico Eduardo Feitosa, marido de Márcia. Eduardo também expõe na mostra Nova Era Cultural VI, no shopping Aricanduva, em São paulo, até 30 de julho

Diário do Grande ABC (Cultura e Lazer – 17/07/04).
    Depois de ganhar medalha de ouro na mostra Nova Era Cultura VI, do Shopping Aricanduva, o artista plástico Eduardo Feitosa, de São Bernardo, leva tela e tinta à residência dos amigos Danise Brianza e Rinaldo Araújo Silva, na cidade. O casal recebera hoje cerca de 80 convidados para a festa cigana, durante a qual o artista produzirá um óleo sobre tela hiper-realista com o tema Maçãs do Brasil.

Diário do Grande ABC (Dia a Dia – 27/07/04).
Flores em todos os cantos.

    Propostas mais ousadas, um armário ou um painel podem cumprir bem seus papéis. A designer de interiores Márcia Feitosa de São Bernardo, em seu projeto suíte de casal do apartamento, escolheu uma pintura de margaridas com flores e borboletas, feita pelo artista plástico Eduardo Feitosa, de São Bernardo, para enfeitar um armário com portas articuláveis. “O tamanho ambiente precisa ser levado em consideração. Por isso, tentei equilibrar com moveis neutros”, diz a profissional.

Diário do Grande ABC – Caderno Cultura & Lazer – 17 de setembro de 2003
Tropical

    O artista plástico Eduardo Feitosa, de São Bernardo, está cheio de planos. Até sexta-feira, ele expõe obras no Salão da Primavera da Universidade de Santo Amaro, em São Paulo. Na seqüência, seus quadros estarão no hotel paulistano Meliá Confort Higienópolis, na exposição Brasilis. Em outubro, Feitosa embarcará para Miami, onde fará sua primeira exposição individual fora do país, a mostra Frutas do Brasil.

Diário do Grande ABC – Caderno Cultura & Lazer – 2 de dezembro de 2003

Artista Plástico
     O Hiper-realismo demonstrado pelo artista plástico Eduardo Feitosa, de São Bernardo, na série de telas Frutas do Brasil conquistou os norte-americanos. A exposição que fez em Miami (EUA) rendeu convites para um retorno. Na ocasião, a primeira individual do artista fora do país, Feitosa também demonstrou seu talento ao pintar ao vivo uma paisagem nordestina. O retorno está marcado para janeiro, quando fará uma exposição em Pompano Beach, em uma festa que lançará sites de 300 empresas instaladas por brasileiros na Flórida.

- Diário Oficial / Poder Legislativo (12 de Julho de 2006).

Um hino aos frutos da natureza através do hiper-realismo de Eduardo Feitosa.
(Emanuel Von Lauenstein Massarani).

     As obras de Eduardo Feitosa pertencem, sobretudo à escola da realidade. O artista, figurativo por excelência, se enquadra no hiper-realismo. Contemplando a natureza através de um olhar perscrutante, pintando sua visão do mundo, o artista evoca a forca natural do universo natural. Sua arte da relevo a magia das formas e das cores e sua execução é tecnicamente perfeita.
     A pintura, para Eduardo Feitosa, é um importante veiculo de comunicação. Através de uma técnica disciplinada, o artista objetiva o real e o analisa com grande atenção. A passagem a fase sucessiva é coerente com o momento hiper-realista.
     Daí nascem suas composições onde frutas as mais variadas se tornam a temática central de sua arte. O aprofundamento de sua pesquisa sugere e a necessidade de dar o próprio trabalho um valor cientifico descritivo.
     O amor de Eduardo Feitosa pelos frutos da terra é envolvido pelo amor da luz. Através de sua paleta aplica, cores novas e fortes em composições multicores, escolhidas por meio de uma técnica especial, de uma ciência inata pela matéria, óleos e essências diversas, de onde tira sabias e sutis misturas.
     É inato no pintor o sentido agudo da organização do espaço plástico, e suas obras possuem harmonia, acento especial e ritmos elegantes. Seu canto do mundo é um hino à beleza.
     Os frutos que pinta, como laranjas, maçãs, bananas ou carambolas, possuem sempre a mesma qualidade artística e constituem uma festa que se desenvolve frente aos nossos olhos extasiados. Assim é a obra Cerejas do Brasil, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, cuja intensidade de cor provoca no observador a exaltação dos elementos, a alegria dos sentidos e o desejo de saborear.

O ARTISTA.

     Eduardo Feitosa, pseudônimo artístico de Eduardo Sá Feitosa, nasceu em Santo André, estado de São Paulo, em 1957. Participou de curso de bacharelado em matemática na Universidade Fundação Santo André.
     Embora desde a mais jovem idade se interessasse pelo desenho artístico, pelo infantil, pela ilustração em quadrinhos e pela criação de logotipos publicitários passou a dedicar-se exclusivamente à pintura só a parti de 1990, quando realizou sua primeira exposição.
     Autodidata, instalou seu ateliê em São Bernardo do Campo, onde ministra cursos de desenho artístico e pintura a óleo e acrílico. Nestes 15 anos de atividade, em que passou por varias etapas, temas e estilos produziu aproximadamente 1.750 obras artísticas, especializando-se no hiper-realismo.
     Participou de mais de cem exposições entre individuais e coletivas, no Brasil, nos Estados Unidos e em vários paises europeus. Possui obras em coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

ABC Plaza Shopping

Artista Plástico

- Revista ABC Plaza Shopping (Ano 1 / nº 01)

O PINTOR DAS FRUTAS
    O“A primeira fruta que pintei foi um morango, muito elogiado pelo realismo”, conta o artista plástico Eduardo Feitosa, que vislumbrou, nessa ocasião, mais que um tema para seu trabalho: descobriu um estilo, o hiper-realismo. “Nunca tive aulas de pintura”, explica o autodidata de São Bernardo do Campo, que, no inicio da carreira, dividia a atividade artística com o trabalho de analista no Banco Itamaraty, numa agenda apertada, onde se encaixavam também os primeiros alunos de pintura. Desde 1993, se dedica só à arte cultivando com inspiração especial as frutas brasileiras – tema que o fez conhecido no mercado da arte. Sua obra mais famosa, Cafés do Brasil, esta nos Estados Unidos, onde já expôs, assim como na França, Alemanha e Grécia. “Pretendo fazer mais exposições tanto no exterior como aqui no Brasil”. Declara Feitosa, que esta ultimando sua mais nova mostra, no Hotel Meliá, em São Paulo. Outro projeto acalentado com carinho por ele é montar uma galeria de arte. ”A região é carente de espaços de arte”, declara, já alegando São Bernardo para sede da futura galeria. Afinal, é a cidade que abriga seus afetos: a mulher, Márcia, decoradora de interiores, dois filhos, Mateus e Alessandra, e dois alunos muito especiais, o Emilson e a Fabíola, deficientes físicos, que “estão fazendo um trabalho lindo”.